Ir para o conteúdo

Visitas com agendamento prévio
qui às 15h | sex às 15h | sáb às 10h e 11h30


Educativo Acessibilidade

Família Marchesi

Família Marchesi
Documentário Projeto PROAC Memória Italiana

Direção Geral
Adriana Silva; Antonio Bernardo Torres

A história da família Marchesi na região de Ribeirão Preto (SP) está associada a figura central do imigrante italiano e empreendedor João Marchesi. Seus descendentes lembram com orgulho de suas conquistas e do homem trabalhador. Chegou ao Brasil em 1892, ainda criança com seus pais, Santo Marchesi e Olívia Ghidelli Marchesi e seus seis irmãos, indo direto para Fazenda Dumont.

João Marchesi cresceu, apreendeu e se formou como um empreendedor e comerciante de fazendas e usinas em diversos estados, deixando um legado para seus tataranetos. Sem preparo e estudo, João Marquesi nunca abandonou o trabalho, começou como carroceiro e oleiro de seu futuro sogro Natale Biagi, tornou-se um empreendedor na aquisição de terras, construções de bens e de investimentos.

Além das usinas e fazendas João Marchesi também dedicou em negócios que fomentou o crescimento de Ribeirão Preto e região. Construiu a Cerâmica São Luiz (1948) que produziu muitos tijolos e telhas para edificações da cidade, investiu no Frigorifico Marchesi (1961) e no Banco Marchesi (1962) e empreendeu a Agência Volkswagen em Ribeirão Preto.

Sua segunda esposa e companheira de seus empreendimentos, a Sra. Ida Pizzoli Marchesi, escreveu um livro da história desse imigrante relatando seus feitos diante a dedicação de trabalho. No vídeo seus netos e bisnetos nos contam histórias particulares, do seu cotidiano, da sua visão do mundo e da sua personalidade séria e dedicada ao trabalho.

Mouse apontando para o ícone de acessibilidade

Toque ou passe o mouse em cima do símbolo de libras nos elementos da página

Por que não vejo o ícone em todos os elementos?

Os vídeos em libras foram criados pelo próprio museu especificamente para os conteúdos acessíveis afim de ter uma experiência melhor ao público com deficiência, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas.

Encontrei algum problema com a ferramenta. O que eu faço?

Por favor entre em contato com o museu pelos links fornecidos no site e relate o problema para que possamos avisar a equipe que desenvolveu a ferramenta.