O Programa Educativo e Cultural do MCMI tem como meta desenvolver atividades dentro de quatro principais ações: visitas mediadas (presencial e virtual); ações culturais (apresentações artísticas); ações de formação (estágio supervisionado) e eventos anuais (Semana do Imigrante Italiano, Férias no Museu, programação para Semana Nacional de Museus).
As ações desenvolvidas provocam um convite para a reflexão sobre o Museu Casa, o ambiente doméstico, a História de Ribeirão Preto e região, a imigração e cultura italiana, abordamos também aspectos economicos, sociais, religiosos, étnicos.
Tais temáticas lidam com o acervo museológico do MCMI combinados ao acervo imaterial, trazendo uma abordagem sensível e afetiva, acolhendo em encontros de memórias, olhares, fazeres, experiências e reflexões.
O museu oferece visitas para todos os públicos, abordando diversas temáticas históricas e sociais de forma dinâmica e acessível. Convidamos escolas, grupos e instituições a agendarem uma visita, onde nossos mediadores trabalham em conjunto com os professores para alinhar os conteúdos explorados no museu com o que está sendo desenvolvido em sala de aula.
Cada visita é pensada a partir desse contexto, tornando a experiência mais enriquecedora e conectando os espaços formais e não formais de educação. Nosso objetivo é proporcionar um aprendizado interativo, estimulando a curiosidade e a compreensão da história de maneira envolvente.
Para agendar sua visita e saber mais sobre nossas atividades, mande uma mensagem em nosso WhatsApp 16 99760-9946.
Projetos
Toque ou passe o mouse em cima do símbolo de libras nos elementos da página
Por que não vejo o ícone em todos os elementos?
Os vídeos em libras foram criados pelo próprio museu especificamente para os conteúdos acessíveis afim de ter uma experiência melhor ao público com deficiência, ao invés de utilizar ferramentas automatizadas.
Encontrei algum problema com a ferramenta. O que eu faço?
Por favor entre em contato com o museu pelos links fornecidos no site e relate o problema para que possamos avisar a equipe que desenvolveu a ferramenta.